Aprenda Como Realizar uma Consulta de CPF Grátis no Site da Receita Federal

Aprenda Como Realizar uma Consulta de CPF Grátis no Site da Receita Federal

 

A única maneira de consultar seu CPF gratuitamente através da internet é acessando o site da Receita Federal. Mas essa consulta é apenas para fins de comprovação da entrega da declaração do imposto de renda do ultimo exercício, ou seja, não serve para analisar sua situação econômica, se há ou não restrições ou pendências financeiras em seu nome.

Veja Passo a Passo como fazer uma consulta de CPF grátis no site da Receita Federal.

Primeiro Passo – Acesse o site da Receita Federal (www.receita.fazenda.gov.br). Na página inicial clique na opção “Cidadão” localizada na parte superior do site. Uma barra de opções irá se abrir e então você deve clicar em “Cadastro – CPF”. Veja imagem abaixo e atente aos locais indicados.

consulta cpf receita federal 1Você será direcionado para a página da Receita Federal exclusiva para serviços de CPF – Cadastro de Pessoas Físicas. Aqui você pode fazer inscrição do CPF, alterar seus dados cadastrais, cancelar seu CPF e visualizar a situação de seu CPF. Clique em “Comprovante de Situação Cadastral no CPF” para vizualizar sua situação junto a Receita.

comprovante de situacao cadastral no cpf 2

Segundo Passo – Agora você deve preencher o Formulário com seu CPF ou com o CPF da pessoa que deseja realizar a consulta ao CPF grátis e em seguida digitar os caracteres que aparecem ao lado do espaço destacado em azul na imagem abaixo (Os caracteres que aparecem na imagem abaixo são ilustrativos, em cada consulta aparecerão caracteres diferentes). Feito isso clique em “Consultar” para realizar a consulta. É importante ler as Observações que se encontram no canto inferior da página, como mostra a área destaca em vermelho.

tutorial de como consultar o cpf no site da receita federal 3Terceiro Passo – Neste momento abrirá em sua tua uma página com o comprovante da situação cadastral no CPF. Confira seus dados, Nome e CPF, para ter a certeza que realmente é você. Caso a situação Cadastral esteja “REGULAR”, basta imprimir o documento clicando no link localizado no canto inferior direito, como indica a seta vermelha na imagem abaixo e leva-lo no estabelecimento que pediu. Caso seu CPF esteja IRREGULAR, é necessário voltar à página exclusiva de serviços para seu CPF e clicar em “Regularização do CPF”, lá você encontrará todas as informações necessárias para proceder com a regularização.

comprovante ministerio da fazenda cpf 4Lembre-se que este documento serve apenas para comprovação de entrega da Declaração do Imposto de Renda do exercício anterior. Não serve para comprovar se há ou não restrições ou pendências financeiras em seu nome.

Content Protected Using Blog Protector By: PcDrome.