Informações sobre o PIS e Como Fazer o Cadastro nas Agências da Caixa Econômica Federal

Cadastro do PIS nas Agências da Caixa Econômica Federal – PIS

 

O Programa de Integração Social – PIS é um programa criado pelo Governo Federal com a finalidade de promover a integração do empregado na vida e no desenvolvimento das empresas, viabilizando uma melhor distribuição de renda no país. Por meio do cadastramento no programa, o trabalhador recebe um número de inscrição que possibilitará consultas e saques dos benefícios sociais administrados pela Caixa Econômica Federal. Compete a Caixa Econômica Federal, como administradora do PIS, prestar os serviços de Inscrição no Programa e fazer o pagamento das Quotas de Participação, Rendimentos e Abono Salarial.

O cadastramento do PIS pode ser feito em qualquer agência da Caixa Econômica Federal e cabe ao empregador solicitar a inscrição do trabalhador. O empregador deve entregar, em qualquer agência da Caixa, o Documento de Cadastramento do Trabalhador – DCT, devidamente preenchido com os dados do trabalhador e da empresa ou pessoa contratante. O Formulário está disponível no site da Caixa internet banking através do link:

– www.caixa.gov.br/voce/social/beneficios/pis/docs_download.asp

Após fazer a inscrição, a Caixa irá emitir um cartão com o número de inscrição no PIS e envia-lo a empresa empregadora para que ela repasse ao trabalhador.

É importante saber que somente pessoas jurídicas podem fazer uma inscrição no PIS, no entanto, para que você não deixe de fazer suas contribuições, você pode criar um NIT – Número de Identificação do Trabalhador junto a Previdência Social. Com o NIT você pode fazer as devidas contribuições mensais para a Previdência Social e garantir seus direito de aposentadoria no futuro. Além disso, com o NIT você terá direito a vários outros benefícios como auxílio doença, auxílio acidente, auxílio reclusão, salário maternidade e pensão por morte. Para fazer a contribuição junto ao INSS é necessário comprar os carnês de contribuição que são vendidos nas principais livrarias do país.

Para fazer seu cadastro como contribuinte individual acesse o link: (www.dataprev.gov.br/servicos/cadint/cadint.html)

Por fim, você que trabalha em uma empresa privada exija de seu empregador que faça sua inscrição no PIS para que você tenha direito aos seus benefícios sociais e você trabalhador autônomo uma ótima saída para garantir sua aposentadoria é criando um NIT e comprando os carnês do INSS.

Content Protected Using Blog Protector By: PcDrome.