Informações sobre o FGTS e os Serviços Online disponíveis no site Caixa Econômica Federal

Caixa Econômica Federal FGTS

 

O FGTS – Fundo de Garantia do Tempo de Serviço foi criado em meado dos anos 60 para proteger o trabalhador demitido sem justa causa. O FGTS é uma espécie de poupança aberta pela empresa em nome do trabalhador na Caixa Econômica Federal, com vínculo ao contrato de trabalho. O Saldo da conta é formado pelos depósitos mensais realizados pelo empregador no valor correspondente a 8% do salário do funcionário. Todo trabalhador com carteira assina e contrato de trabalho formal regido pela CLT – Consolidações das Leis do Trabalho tem direito de receber esse benefício.

Para realizar o saque do FGTS o trabalhador deve comparecer a qualquer agência da Caixa Econômica Federal com todos os documentos exigidos e então fazer a solicitação do saque. Os valore serão pagos em um período de até 05 dias úteis, contados a partir da solicitação. Somente é possível sacar o FGTS se o trabalhador se encaixar em uma das situações a seguir:

– Dispensa sem justa causa, inclusive dispensa indireta.

– Fim do contrato por prazo determinado.

– Aposentadoria.

– Falecimento do Trabalhador.

– Por motivo de doenças como câncer e AIDS, seja do trabalhador ou em um de seus dependentes.

– Quando a conta do FGTS ficar mais de 03 anos sem receber depósito.

A Caixa Econômica Federal, como administradora do FGTS envia para sua residência o extrato de sua conta do FGTS a cada 02 meses, se não estiver recebendo, provavelmente seu endereço está errado ou sua empresa não está fazendo os depósitos. Caso esse seja o caso procure uma agência da CAIXA ou acesse o site.

A CAIXA disponibiliza várias informações e serviços online em seu site. Agora, de forma rápida e prática, você pode consultar o saldo e o extrato de contas vinculadas ao FGTS e atualizar seu endereço acessando o site da Caixa Econômica Federal.

Além disso, é possível fazer um cadastro para receber mensagens SMS em seu celular com todas as informações de sua conta do FGTS, optar por receber o extrato por e-mail e ainda acessar sua conta através da internet do seu celular, smartphone ou tablet.

Para ter acesso a esses serviços é necessário informar seu PIS/PASEP/NIT e depois cadastrar uma senha de internet no site da CAIXA. Acesse o link e você será direcionado para a página de acesso aos serviços online do FGTS e poderá cadastrar sua senha. (https://sisgr.caixa.gov.br/sisgr_portal/internet.do?segmento=CIDADAO), lembre-se ter seu número do PIS ou NIT em mãos.

A senha de acesso também pode ser obtida nas agências da CAIXA, levando um documento de identificação (Carteira de Identidade, CNH…), comprovante de residência e o número de inscrição no PIS/PASEP/NIT.

Lembre-se que o FGTS é um direito de todo trabalhador e é obrigação do empregador fazer os depósitos todos os meses. Quando estes depósitos não estiverem sendo feitos, cabe ao trabalhador ou o sindicato que o representa entrar com um processo na Justiça do Trabalho para obrigar o empregador a fazer os depósitos corretamente. Para mais informações vá até uma agência ou acesse o site da Caixa Econômica Federal. (www.caixa.gov.br/fgts/index.asp). Veja mais sobre o simulador da caixa econômica federal para habitação.

Content Protected Using Blog Protector By: PcDrome.