Informações sobre o FGTS e os Serviços Online disponíveis no site Caixa Econômica Federal

Qual o banco certo para você? Antes de abrir uma conta, você deve considerar vários fatores. Faça o teste e veja que banco é melhor para suas necessidades.

Inicialmente, você precisa de que tipo de conta?

Quantos saques você precisa fazer, em média, por mês?

Quantos extratos você imprime, em média, por mês?

Quantas transferências acima de 5000 você precisa fazer por mês?

Você precisa ou gostaria de usar cheques?

Você pensa em financiar um carro nos próximos meses?

Você pensa em comprar uma casa através de crédito imobiliário nos próximos 24 meses?

Qual sua necessidade de falar pessoalmente com um gerente?

Para você, o que é mais importante num banco?

Você compra muitos produtos do exterior?

Você costuma investir dinheiro, como com seguridade privada, ações ou renda fixa?

Com que frequência você não paga o valor integral das suas faturas de cartão de crédito?

Caixa Econômica Federal FGTS

 

O FGTS – Fundo de Garantia do Tempo de Serviço foi criado em meado dos anos 60 para proteger o trabalhador demitido sem justa causa. O FGTS é uma espécie de poupança aberta pela empresa em nome do trabalhador na Caixa Econômica Federal, com vínculo ao contrato de trabalho. O Saldo da conta é formado pelos depósitos mensais realizados pelo empregador no valor correspondente a 8% do salário do funcionário. Todo trabalhador com carteira assina e contrato de trabalho formal regido pela CLT – Consolidações das Leis do Trabalho tem direito de receber esse benefício.

Para realizar o saque do FGTS o trabalhador deve comparecer a qualquer agência da Caixa Econômica Federal com todos os documentos exigidos e então fazer a solicitação do saque. Os valore serão pagos em um período de até 05 dias úteis, contados a partir da solicitação. Somente é possível sacar o FGTS se o trabalhador se encaixar em uma das situações a seguir:

– Dispensa sem justa causa, inclusive dispensa indireta.

– Fim do contrato por prazo determinado.

– Aposentadoria.

– Falecimento do Trabalhador.

– Por motivo de doenças como câncer e AIDS, seja do trabalhador ou em um de seus dependentes.

– Quando a conta do FGTS ficar mais de 03 anos sem receber depósito.

A Caixa Econômica Federal, como administradora do FGTS envia para sua residência o extrato de sua conta do FGTS a cada 02 meses, se não estiver recebendo, provavelmente seu endereço está errado ou sua empresa não está fazendo os depósitos. Caso esse seja o caso procure uma agência da CAIXA ou acesse o site.

A CAIXA disponibiliza várias informações e serviços online em seu site. Agora, de forma rápida e prática, você pode consultar o saldo e o extrato de contas vinculadas ao FGTS e atualizar seu endereço acessando o site da Caixa Econômica Federal.

Além disso, é possível fazer um cadastro para receber mensagens SMS em seu celular com todas as informações de sua conta do FGTS, optar por receber o extrato por e-mail e ainda acessar sua conta através da internet do seu celular, smartphone ou tablet.

Para ter acesso a esses serviços é necessário informar seu PIS/PASEP/NIT e depois cadastrar uma senha de internet no site da Caixa Econômica Federal. Acesse o link e você será direcionado para a página de acesso aos serviços online do FGTS e poderá cadastrar sua senha. (https://sisgr.caixa.gov.br/sisgr_portal/internet.do?segmento=CIDADAO), lembre-se ter seu número do PIS ou NIT em mãos.

A senha de acesso também pode ser obtida nas agências da CAIXA, levando um documento de identificação (Carteira de Identidade, CNH…), comprovante de residência e o número de inscrição no PIS/PASEP/NIT.

Lembre-se que o FGTS é um direito de todo trabalhador e é obrigação do empregador fazer os depósitos todos os meses. Quando estes depósitos não estiverem sendo feitos, cabe ao trabalhador ou o sindicato que o representa entrar com um processo na Justiça do Trabalho para obrigar o empregador a fazer os depósitos corretamente. Para mais informações vá até uma agência ou acesse o site da Caixa Econômica Federal. (www.caixa.gov.br/fgts/index.asp). Veja mais sobre o simulador da caixa econômica federal para habitação.

Content Protected Using Blog Protector By: PcDrome.