Conheça Algumas das Funções do Banco Central do Brasil

Banco Central do Brasil

 

Um Banco Central é uma entidade financeira geralmente ligada ao Estado, podendo também ser independente, cuja principal função é garantir a estabilidade e o poder de compra da moeda de cada país e do sistema como um todo. Além de definir as políticas monetárias a nível internacional e do sistema financeiro local.

O primeiro Banco Central surgiu em 1694, como uma sociedade anônima privada na Inglaterra. Era uma maneira de conseguir empréstimos para financiar a guerra contra a França, sendo assim o Rei da Inglaterra concedeu a este Banco o monopólio de emissão de moeda.

O Banco Central do Brasil, também chamado de BACEN, surgiu somente no final do ano de 1964 com a promulgação da lei n° 4.595. Assim como os demais Bancos Centrais espalhados pelo mundo, o Banco Central do Brasil é a segunda maior autoridade monetária do país, ficando atrás apenas do Conselho Monetário Nacional. Antes da criação do BACEN, quem desempenhava seu papel era a união de três entidades, a Superintendência da Moeda e do Crédito, o Banco do Brasil e o Tesouro Nacional.

banco centralDe forma simples, cabe ao Banco Central do Brasil:

– Emitir a moeda nacional, seja em papel ou metálica;

– Controlar o fluxo dos capitais estrangeiros, garantindo com isso o funcionamento adequado do mercado de câmbio;

– Autorizar, normatizar, fiscalizar e investir nas instituições financeiras do país;

– Realizar serviços de meio circulante;

– Receber o recolhimento compulsório dos bancos comerciais; e muito mais.

Além disso, um serviço muito interessante oferecido pelo BACEN através de seu site é a Calculadora do Cidadão. Com essa ferramenta é possível saber qual a taxa de juros que realmente a instituição financeira está cobrando em um financiamento com prestações fixas. A Calculadora do Cidadão permite também a simulação de aplicação com depósitos regulares, Valor futuro de um capital e a correlação de valores em diversos indicadores econômicos. Entre as instituições reguladas pelo BC, está o Banco Cruzeiro do Sul.

Utilizando essa calculadora é possível conseguir informações importantes de um empréstimo com prestação fixa, como o financiamento de um veículo ou de bens de consumo. Só é necessário saber 03 das seguintes informações: N° de meses, Taxa de Juros mensal, Valor da Prestação e o Valor Financiado. Em posse dessas informações você pode fazer uma simulação e descobrir se realmente a instituição financeira está falando a verdade. Acesse o site do Banco Central do Brasil pelo link: (www.bcb.gov.br/?calculadora) e faça uma simulação agora mesmo.

Content Protected Using Blog Protector By: PcDrome.