Dicas e Informações sobre o Calculo do Seguro Desemprego

Dicas e Informações sobre o Calculo do Seguro Desemprego

 

O Seguro Desemprego é um benefício integrante da seguridade social, garantido pelo Art. 7 dos Direitos Sociais da Constituição Federal. Tem por finalidade promover assistência financeira temporária ao trabalhador que foi dispensado sem justa causa. É uma assistência do governo para garantir o sustento do trabalhador demitido enquanto procura uma nova oportunidade de trabalho.

Basicamente tem direito ao Seguro Desemprego todo trabalhador registrado com carteira de trabalho, que pode provar que nos últimos 03 anos trabalhou pelo menos 06 meses em uma empresa e que foi demitido sem justa causa.

O valor do Seguro Desemprego é calculado pelo FAT e varia de acordo com o tempo de serviço de cada trabalhador. O valor é calculado com base nos três últimos salários recebidos pelo trabalhador, sendo o valor mínimo a receber de um salário mínimo e o valor máximo de três salários mínimos.

Além disso, é importante saber que o Seguro Desemprego é pago em até 05 parcelas, variando de acordo com o tempo de trabalho. Por exemplo:

– De 06 a 11 meses de trabalho, o trabalhador receberá 03 parcelas do Seguro Desemprego, de acordo com o valor calculado.

– De 12 a 23 meses de trabalho, o trabalhador receberá 04 parcelas.

– A partir de 24 meses, o trabalhador receberá o máximo de parcelas que são 05.

Hoje existem vários sites que fazem o cálculo do seguro desemprego online e totalmente gratuito, ótimo para você saber quanto irá ganhar e assim ajustar suas finanças. Tudo que precisa fazer é informar o valor dos três últimos salários e a quantidade de meses trabalhados, e em questão de segundos parecerá o valor e a quantidade de parcelas que você receberá de seu Seguro Desemprego. Com uma simples busca no Google você encontra vários sites que oferecem esse tipo de serviço, mas se preferir acesse um dos sites a seguir:

– www.calcule.net/calculos.trabalhistas/calculo.seguro.desemprego.htm

www.calculador.com.br/calculo/seguro-desemprego

Ainda convém lembrar, que o prazo para requer o Seguro Desemprego é de 7 a 120 dias a partir da data de demissão. E que os locais para requerer são: Superintendência Regional do Trabalho, Delegacias Regionais do Trabalho (DRT), em postos do SINE (Sistema Nacional de Emprego) e caso seja um trabalhador formal, também pode requer nas Agências da Caixa Econômica Federal que sejam credenciadas.

Para requerer o Seguro Desemprego, em primeiro lugar é necessário exigir do empregador o formulário de requerimento de Seguro Desemprego, composto por duas vias que devem ser devidamente preenchidas. Feito isso compareça a um dos locais citados acima, munido com:

– As duas vias do requerimento de Seguro Desemprego;

– Termo de Rescisão de Contrato;

– Cartão PIS/PASEP;

– Carteira de Trabalho

– Algum documento de Identificação;

– Três últimos Contra Cheques;

– Comprovante de Depósito do FGTS.

Caso todos os documentos estejam corretos e o trabalhador tenha direito, será dada entrada ao Seguro Desemprego. Antes de concluir, gostaria de alertar quem está desempregado a não usar o crédito do cartão de crédito para pagar dívidas ou sustentar seu estilo de vida, já que o risco de não conseguir pagar essa dívida de alto juros é grande.

Content Protected Using Blog Protector By: PcDrome.