Dólar Hoje – Entenda Como é Calculada a Cotação do Dólar das Faturas de Cartão de Crédito

Qual o banco certo para você? Antes de abrir uma conta, você deve considerar vários fatores. Faça o teste e veja que banco é melhor para suas necessidades.

Inicialmente, você precisa de que tipo de conta?

Quantos saques você precisa fazer, em média, por mês?

Quantos extratos você imprime, em média, por mês?

Quantas transferências acima de 5000 você precisa fazer por mês?

Você precisa ou gostaria de usar cheques?

Você pensa em financiar um carro nos próximos meses?

Você pensa em comprar uma casa através de crédito imobiliário nos próximos 24 meses?

Qual sua necessidade de falar pessoalmente com um gerente?

Para você, o que é mais importante num banco?

Você compra muitos produtos do exterior?

Você costuma investir dinheiro, como com seguridade privada, ações ou renda fixa?

Com que frequência você não paga o valor integral das suas faturas de cartão de crédito?

Dólar Hoje – Cotação do Dólar

 

Muitas pessoas viajam ao exterior, fazem compras com seu cartão de crédito e não dão tanta atenção no valor do dólar cobrado na fatura, pois acreditam que o valor do dólar de hoje será o cobrado na fatura do cartão de crédito no retorno da viagem. E com isso, grande parte dessas pessoas é pega de surpresa quando a fatura chega e ficam indignadas sem saber como gastou tanto se a cotação do dólar no momento da compra estava tão baixa. Entenda porque a cotação do dólar hoje não é a cobrada no seu cartão de crédito.

Em primeiro lugar é importante saber que não há regras para o dólar cobrado nas faturas de cartão de crédito. Isso porque o mercado de câmbio é livre no Brasil e a formação do preço da moeda é alterada de acordo com a oferta e a demanda, por exemplo, quando há dólar demais na praça, o dólar passa a valer menos. Por isso, o valor do dólar hoje dificilmente será o mesmo valor do dólar amanhã.

A maioria dos Bancos e empresas de comércio exterior usa como referência o dólar comercial, até mesmo para empréstimos em órgãos financiadores internacionais. Para os Cartões de Crédito, o valor utilizado pelas instituições financeiras ou pela administradora de cartão, normalmente é a cotação do dólar comercial no dia anterior ao fechamento da fatura, somado a uma margem de ganho, conhecida como spread.  Muitas pessoas chamam o dólar cobrado nos cartões de crédito de dólar Flutuante e é cerca de 2% acima do dólar comercial. Além disso, os bancos, como o BB, cobram uma taxa de IOF de 6,38% para compras com cartão de crédito no exterior.

Por isso, não faz muita diferença você observar a cotação do dólar hoje para fazer compras no exterior com seu cartão de crédito, o mesmo vale para compras em sites internacionais.

Uma boa dica se você vai comprar em sites do exterior é procurar por um site que aceita pagamento via Pay Pal, assim o dólar cobrado será o do dia da compra, pois o Pay Pal faz a conversão de dólar para real automaticamente e o valor lançado em sua fatura será em reais e não em dólares. Além disso, o Pay Pal oferece muita segurança para suas compras online.

Se você quer fugir da preocupação e do estresse de ter que esperar a fatura do seu cartão de crédito chegar para saber o real valor que gastou, a melhor saída é levar dinheiro em espécie e se atentar para o limite permitido. Outra saída é usar seu cartão na função débito, assim você saberá imediatamente quanto gastou, precisando apenas olhar seu saldo bancário, mas o valor do dólar cobrado não será o mesmo anunciado em sites, jornais, televisão, porque as instituições financeiras também cobram uma margem de ganho em cima do uso deste tipo de cartão, ou seja, o valor do dólar cobrado será sempre superior ao anunciado.

Em fim, se você optar pelo uso do cartão de crédito para fazer compras no exterior é interessante se atentar aos valores cobrados, fazer uma pesquisa sobre o histórico da cotação cambial nos últimos dias e fazer um contato com o banco ou administradora do cartão, para questionar os valores cobrados. Procure sempre se manter informado.

Content Protected Using Blog Protector By: PcDrome.