Saiba como Identificar uma Conexão Segura

Saiba como Identificar uma Conexão Segura

 

A Internet é uma poderosa ferramenta de comunicação que além de trocar informações, também é possível realizar uma série de ações, como comprar ou vender produtos e serviços. Junto ao avanço dessa ferramenta está a crescente tentativa de fraudes online, por isso é necessário estar sempre atento para garantir que você estará sempre em uma conexão segura, principalmente quando estiver fazendo compras online, acessando sua conta bancária ou fornecendo seus dados pessoais. Mesmo sites que aparentam ser inofensivos podem conter alguma ameaça, bastando apenas um único clique para cair na armadilha.

Sendo assim, antes de realizar suas compras online ou acessar a Internet Banking de seu Banco, verifique pequenos detalhes que muitas vezes passam despercebidos e que são essenciais para saber se está em uma conexão segura. Procure sempre por sites que possuam o protocolo HTTPS (Hyper Text Transfer Protocol Secure) ou contenham o ícone de um cadeado fechado, pois assim os dados são transferidos através de uma conexão criptografada e é possível conferir a autenticidade do servidor através de certificados digitais. Ou seja, isso impede que alguém que intercepte os dados da conexão no meio do caminho consiga interpreta-los e invadir sua conta, e que o endereço acessado, de fato é da empresa que o opera. É importante saber que mesmo que a conexão entre seu PC e o servidor seja criptografada, isso não garante que o site seja confiável, pois a privacidade de seus dados depende de como o site usa ou distribui as suas informações, sendo assim busque por sites que tenham referências. Muitos sites usam o HTTPS automaticamente quando você acessa, mas alguns, como Facebook, Twitter, Gmail e sites para consulta ao spc o uso desse protocolo é opcional e para ativa-lo você deve entrar nas configurações de sua conta.

Além disso, para aumentar a segurança da conexão ative o filtro de Phishing de seu navegador ou instale softwares que verificam os links acessados, para obter ajuda na identificação de sites fraudulentos. Os melhores softwares gratuitos disponíveis são: AVG Link Scanner, McAfee Site Advisor e Symantec Norton Safe Web Lite. Os criminosos muitas vezes manipulam os mecanismos de busca fazendo com que seus sites infectados apareçam nas primeiras posições dos resultados da busca ou até mesmo hackeam os sites legítimos. O uso de um software verificador de links ou a ativação de Phishing ajuda a protegê-lo de muito desses tipos de sites.

Em fim, para navegar sempre em uma conexão segura observe se o site possui protocolo HTTPS e instale os softwares verificadores de links. Claro que existem muitas outras maneiras de se proteger dos criminosos, mas muitas delas são pagas. Essas citadas acima são gratuitas e diminuem bastante o risco de cair em uma fraude.

Content Protected Using Blog Protector By: PcDrome.