Vantagens e Desvantagens dos Cartões de Crédito

Vantagens e Desvantagens dos Cartões de Crédito

 

Os Cartões de Créditos são conhecidos como o dinheiro dos tempos modernos e são considerados essenciais para uma boa parte da população. Conheça agora algumas Vantagens e Desvantagens de possuir um Cartão de Crédito.

As Principais Vantagens são:

Segurança, pois em caso de roubo ou extravio, basta ligar na operadora de seu cartão e pedir o cancelamento. A tranquilidade é maior ainda se tiver um seguro contra roubo e perda. Já existem operadoras de Cartões de Crédito que enviam um SMS para o celular do cliente, com a hora e o local da compra, assim que o cartão dele é usado. Já o dinheiro, se perder ou for roubado, não há como recuperar.

Comodidade e Conveniência, uma vez que é muito mais fácil carregar um cartão de crédito do que várias notas de dinheiro.

Útil em Situações de Emergência, seja para comprar remédios, pagar tratamentos hospitalares, concerto do carro, viagens de última hora e várias outras.

Mais de Um mês para pagar a Fatura: com os Cartões de Crédito você tem 40 dias para pagar sua Fatura até que comecem a cobrar os juros.

Parcelar suas Compras: você pode adquirir um bem que precisa, mas sabe que não tem o dinheiro total para paga-lo, então pode parcelar a compra em várias vezes sem juros para caber no seu orçamento.

Possibilidade de Ganhar Prêmios, pois você pode participar dos programas de relacionamento com o cliente onde acumula pontos cada vez que usa seu cartão de crédito.

Descontos em Vários Estabelecimentos: as operadoras dos Cartões de Crédito fazem parcerias com várias empresas para que possam lhe oferecer bons descontos.

São aceitos em praticamente todos os lugares: Hoje os cartões de crédito são aceitos em praticamente todos os estabelecimentos, tanto no Brasil como no mundo. Para serem aceitos fora do Brasil você deve fazer um Cartão de Crédito Internacional. Muitas empresas que trabalham com vendas online, como é o caso das Companhias Aéreas, só permitem a venda online via pagamento por Cartão de Crédito.

Possibilidade de Controlar o Orçamento: Através de sua Fatura Mensal você sabe detalhadamente o que gastou, aonde e quando.

 

As Principais Desvantagens dos Cartões de Crédito são:

Sensação de Dinheiro no Bolso: A grande maioria dos usuários de Cartão de Crédito tem a ilusão de que com o cartão estão com o dinheiro, mas o cartão representa crédito e não dinheiro vivo. É necessário ter isso em mente para não se endividar.

Facilidade de Compra: Isso acaba se tornando uma desvantagem se a pessoa não tiver controle financeiro, uma vez que é muito fácil gastar além do seu orçamento e acabar ficando endividado.

Pagar o mínimo da Fatura: Essa é uma grande desvantagem, pois os juros cobrados podem passar de 10% ao mês e se você enrolar muito a dívida ela pode ficar 05 vezes maior.

Clonagem de Cartões de Crédito: É necessário estar sempre atento para não cair em fraudes, seja em empresas físicas ou virtuais os golpes acontecem diariamente e use seu cartão pela internet apenas com uma conexão segura.

Falta de Controle Financeiro: Você pode fazer várias compras com valores pequenos e achar que gastou pouco por está fazendo pequenas compras, mas quando a fatura chega a soma das pequenas compras vira uma quantia que você não pode pagar.

Em fim, essas são algumas das Vantagens e Desvantagens que os Cartões de Crédito têm a oferecer. Analise cada item cuidadosamente e veja se vale a pena pra você adquirir um Cartão de Crédito.

Content Protected Using Blog Protector By: PcDrome.