Vários Motivos para Não fazer um Empréstimo com um Agiota

 Segundo o Instituto Nacional de Defesa do Consumidor do Sistema Financeiro, define-se como agiotagem a especulação fundada no empréstimo de dinheiro a juros extorsivos, com o objetivo de obter lucros exagerados. O empréstimo de dinheiro com cobrança de juros, sem a devida autorização do Banco Central é Crime e deve ser denunciado às autoridades.

Geralmente quem procura pelos serviços dos agiotas são pessoas muito endividadas, que estão desesperadas e não tem mais alternativa no mercado de crédito legal. Sendo assim, os agiotas exigem garantias exorbitantes dessas pessoas como, cheques, notas promissórias assinadas em banco, veículos ou até mesmo imóveis. Os riscos de fazer um empréstimo com um agiota são muito altos, pois se trata de um financiamento informal e não existe um órgão fiscalizador e que garanta o negócio.

Apesar de parecer ser a melhor alternativa e muitas vezes a única, para as pessoas muito endividadas, o empréstimo com agiotas não compensa por uma série de motivos, são eles:

– Juros Abusivos, muitas vezes chegam a mais de 10% ao mês;

– Garantias Exageradas, solicitam garantia que tenha um valor muito maior que o do empréstimo;

– Criam suas Próprias Regras e as mudam quando convém por não serem fiscalizados por nenhum órgão;

– É Perigoso, existem muitos casos de agressão física e ameaças de morte;

– Não vai resolver seu problema, mas sim causar um muito maior.

Por isso, fuja dos agiotas, jamais passe a escritura de seu imóvel ou outros bens a título de garantia de dívida para nenhuma pessoa. Confira mais no link. Nunca assine notas promissórias, cheques ou duplicatas em bancos ou confissões de dívida. Se você foi lesado por prática de agiotagem, o melhor a fazer é registrar uma queixa em uma delegacia de polícia, posteriormente procurar um órgão de defesa do consumidor que poderá fazer uma representação junto ao Ministério Público. Existem recursos jurídicos que possibilitam reaver o imóvel nos casos de pessoas que passaram seus bens aos agiotas.

Se você precisa de um empréstimo, procure por uma instituição financeira legal, pesquise se há algum empréstimo que se encaixe no seu perfil. Confira sobre a possibilidade de tirar empréstimos no Agora Invest. Tente negociar suas dívidas para não precisar pedir dinheiro emprestado ou procure por um trabalho extra. Caso não seja possível desse jeito, então procure auxílio com seus familiares ou pessoas de confiança. Se você possui algum patrimônio como veículos, imóveis e até mesmo joias, venda-os para pagar a dívida.

Enfim, nunca faça empréstimos com agiotas, pois a agiotagem é crime e deve ser denunciada as autoridades.

Content Protected Using Blog Protector By: PcDrome.